CDP Sotreq: a porta de entrada para quem quer crescer na carreira

3 min | 30/06/2025 | Matéria

CDP Sotreq: a porta de entrada para quem quer crescer na carreira

Na Sotreq, a excelência no atendimento e na constante busca pela melhoria da experiência do cliente são motivos de orgulho e para garantir agilidade e eficiência nas entregas, uma estrutura é essencial: o Centro de Distribuição de Peças, CDP.

O que é o CDP e como ele contribui para a eficiência operacional

Na Sotreq, a excelência no atendimento e na constante busca pela melhoria da experiência do cliente são motivos de orgulho e para garantir agilidade e eficiência nas entregas, uma estrutura é essencial: o Centro de Distribuição de Peças, CDP.

Responsável por atender tanto clientes externos quanto as oficinas internas da empresa, o CDP representa a última etapa da cadeia de atendimento de peças. É nele que os pedidos são recebidos, organizados e enviados conforme a necessidade específica de cada cliente, garantindo rapidez e precisão nas entregas.



Unidades estratégicas em todo o país

Com centros de distribuição espalhados pelas cinco regiões do país, a estrutura do CDP foi pensada para alcançar eficiência máxima em logística e atendimento.

“Em 2023, os CDPs movimentaram mais de 5 milhões de itens, que representam mais de 40 milhões de unidades movimentadas. Atualmente, temos mais R$ 700 milhões em estoque para rápido atendimento dos clientes, detalha Alexandre Cesar, gerente de Distribuição de Peças.



Estrutura, oportunidades e desafios operacionais

Sob a gestão de Alexandre Cesar, os CDPs contam com uma estrutura bem definida:

- 5 Coordenadores Regionais, cada um responsável por uma macrorregião do país

- 3 a 4 Supervisores por coordenadoria, variando conforme o tamanho das unidades

- Operador I, Operador II e Almoxarife nas filiais, que formam a base operacional do CDP

A carreira começa normalmente como Operador I e, a partir daí, há oportunidades claras de crescimento por meio de promoções dentro da estrutura CDP.

Apesar de não exigirem alta complexidade técnica, as atividades desenvolvidas requerem perfil detalhista, organizado e ágil. O maior desafio, segundo Alexandre Cesar, é manter a velocidade nas entregas sem perder a qualidade.


Mais do que uma área logística, uma verdadeira escola profissional

O CDP é hoje uma porta de entrada importante para quem deseja construir uma carreira sólida na Sotreq. A área é reconhecida por sua diversidade e inclusão, abrindo espaço para jovens em início de carreira, profissionais em transição ou recolocação, mulheres, homens e pessoas com deficiência.


Histórias de sucesso

De temporária a supervisora em 6 anos

Aline Oliveira começou como temporária no cargo de Operador I na unidade de Carajás, no Pará. Contando com esse período, já são 9 anos de trajetória — sendo 8 deles como colaboradora efetiva da Sotreq. Com dedicação, passou por todos os cargos da estrutura e hoje é Supervisora na unidade de Contagem, em Minas Gerais. Um exemplo claro de que quem se destaca, cresce. Hoje, Aline compartilha conosco sua trajetória de sucesso:

“Iniciei minha jornada na Sotreq em 2016, atuando como Operador de Centro de Distribuição em um contrato temporário. Desde o início, abracei os desafios com dedicação e foco em entregar resultados, o que me proporcionou oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Com o passar do tempo, assumi novos cargos, passando por funções como Operador II e Almoxarife, sempre buscando aprimoramento técnico e operacional. Essa experiência prática e o conhecimento adquirido no dia a dia me deram base para evoluir para a posição de Analista, onde pude contribuir de forma mais estratégica para os processos.

Atualmente, há 4 anos, atuo na área de Supervisão. Nessa posição, lidero equipes, participo ativamente na tomada de decisões e sou responsável por garantir a eficiência e a excelência nas operações sob minha gestão. Essa trajetória tem sido marcada por aprendizados constantes, desafios superados e um forte comprometimento com os valores e objetivos da Sotreq.

Acredito que meu crescimento dentro da empresa reflete não apenas minha dedicação, mas também a confiança que a Sotreq deposita em seus colaboradores e a cultura de valorização do desenvolvimento profissional.

De operador a técnico em mecânica

Na região Norte do país, alguns operadores do CDP com formação técnica em mecânica foram identificados e, com apoio da liderança, migraram para a área de Serviços da Sotreq. Hoje, atuam como técnicos em mecânica, em contato direto com equipamentos e clientes.

Por falar em mecânicos, conheça a Escola de mecânicos da Sotreq, que há mais de 30 anos forma profissionais e transforma vidas. Acesse Portal Elo


O que é necessário para se tornar um colaborador

Ter formação técnica ou experiência em áreas operacionais pode ser um diferencial, mas não é uma exigência para começar. Para quem deseja iniciar no CDP da Sotreq, os pré-requisitos principais são:

- Ensino médio completo

- Organização e atenção a detalhes

- Vontade de aprender e crescer

Para se candidatar às vagas, o interessado deve cadastrar o currículo na página de carreiras da Sotreq https://app.jobconvo.com/pt-br/careers/Sotreq/f6ad... e colocar o CDP como área de interesse

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

Elenilton
terça-feira - 01/07/25

Tenho experiência em logística com curso técnico no Mesmo. Já participei de um processo seletivo mas não tive êxito, continuarei tentando quando houver oportunidade. Tenho conhecimento da empresa e como seria grandioso me tornar colaborador desse coração amarelo.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias