3 min | 30/06/2025 | Matéria
Na Sotreq, a excelência no atendimento e na constante busca pela melhoria da experiência do cliente são motivos de orgulho e para garantir agilidade e eficiência nas entregas, uma estrutura é essencial: o Centro de Distribuição de Peças, CDP.
Na Sotreq, a excelência no atendimento e na constante busca pela melhoria da experiência do cliente são motivos de orgulho e para garantir agilidade e eficiência nas entregas, uma estrutura é essencial: o Centro de Distribuição de Peças, CDP.
Responsável por atender tanto clientes externos quanto as oficinas internas da empresa, o CDP representa a última etapa da cadeia de atendimento de peças. É nele que os pedidos são recebidos, organizados e enviados conforme a necessidade específica de cada cliente, garantindo rapidez e precisão nas entregas.
Com centros de distribuição espalhados pelas cinco regiões do país, a estrutura do CDP foi pensada para alcançar eficiência máxima em logística e atendimento.
“Em 2023, os CDPs movimentaram mais de 5 milhões de itens, que representam mais de 40 milhões de unidades movimentadas. Atualmente, temos mais R$ 700 milhões em estoque para rápido atendimento dos clientes”, detalha Alexandre Cesar, gerente de Distribuição de Peças.
Sob a gestão de Alexandre Cesar, os CDPs contam com uma estrutura bem definida:
- 5 Coordenadores Regionais, cada um responsável por uma macrorregião do país
- 3 a 4 Supervisores por coordenadoria, variando conforme o tamanho das unidades
- Operador I, Operador II e Almoxarife nas filiais, que formam a base operacional do CDP
A carreira começa normalmente como Operador I e, a partir daí, há oportunidades claras de crescimento por meio de promoções dentro da estrutura CDP.
Apesar de não exigirem alta complexidade técnica, as atividades desenvolvidas requerem perfil detalhista, organizado e ágil. O maior desafio, segundo Alexandre Cesar, é manter a velocidade nas entregas sem perder a qualidade.
O CDP é hoje uma porta de entrada importante para quem deseja construir uma carreira sólida na Sotreq. A área é reconhecida por sua diversidade e inclusão, abrindo espaço para jovens em início de carreira, profissionais em transição ou recolocação, mulheres, homens e pessoas com deficiência.
Aline Oliveira começou como temporária no cargo de Operador I na unidade de Carajás, no Pará. Contando com esse período, já são 9 anos de trajetória — sendo 8 deles como colaboradora efetiva da Sotreq. Com dedicação, passou por todos os cargos da estrutura e hoje é Supervisora na unidade de Contagem, em Minas Gerais. Um exemplo claro de que quem se destaca, cresce. Hoje, Aline compartilha conosco sua trajetória de sucesso:
“Iniciei minha jornada na Sotreq em 2016, atuando como Operador de Centro de Distribuição em um contrato temporário. Desde o início, abracei os desafios com dedicação e foco em entregar resultados, o que me proporcionou oportunidades de crescimento dentro da empresa.
Com o passar do tempo, assumi novos cargos, passando por funções como Operador II e Almoxarife, sempre buscando aprimoramento técnico e operacional. Essa experiência prática e o conhecimento adquirido no dia a dia me deram base para evoluir para a posição de Analista, onde pude contribuir de forma mais estratégica para os processos.
Atualmente, há 4 anos, atuo na área de Supervisão. Nessa posição, lidero equipes, participo ativamente na tomada de decisões e sou responsável por garantir a eficiência e a excelência nas operações sob minha gestão. Essa trajetória tem sido marcada por aprendizados constantes, desafios superados e um forte comprometimento com os valores e objetivos da Sotreq.
Acredito que meu crescimento dentro da empresa reflete não apenas minha dedicação, mas também a confiança que a Sotreq deposita em seus colaboradores e a cultura de valorização do desenvolvimento profissional.”
Na região Norte do país, alguns operadores do CDP com formação técnica em mecânica foram identificados e, com apoio da liderança, migraram para a área de Serviços da Sotreq. Hoje, atuam como técnicos em mecânica, em contato direto com equipamentos e clientes.
Por falar em mecânicos, conheça a Escola de mecânicos da Sotreq, que há mais de 30 anos forma profissionais e transforma vidas. Acesse Portal Elo
Ter formação técnica ou experiência em áreas operacionais pode ser um diferencial, mas não é uma exigência para começar. Para quem deseja iniciar no CDP da Sotreq, os pré-requisitos principais são:
- Ensino médio completo
- Organização e atenção a detalhes
- Vontade de aprender e crescer
Para se candidatar às vagas, o interessado deve cadastrar o currículo na página de carreiras da Sotreq https://app.jobconvo.com/pt-br/careers/Sotreq/f6ad... e colocar o CDP como área de interesse
Tenho experiência em logística com curso técnico no Mesmo. Já participei de um processo seletivo mas não tive êxito, continuarei tentando quando houver oportunidade. Tenho conhecimento da empresa e como seria grandioso me tornar colaborador desse coração amarelo.