3 min | 09/07/2025 | Matéria
Como a Sotreq Florestal está ajudando clientes a transformar tecnologia em produtividade real nas operações florestais
O desafio de aumentar a produtividade na colheita florestal vai muito além da escolha do clone certo ou da melhoria no manejo silvicultural. A nova fronteira de ganho de eficiência está no uso inteligente das tecnologias embarcadas nas máquinas. A boa notícia? Essa tecnologia já está disponível, ao alcance de quem opera no campo todos os dias.
Com um portfólio de equipamentos de última geração e um time técnico especializado, a Sotreq Florestal vem contribuindo com esse processo de transformação, ajudando clientes a integrar os dados de campo ao processo de tomada de decisão.
“Hoje temos equipamentos que geram informações estratégicas de forma automática. O que estamos fazendo é apoiar o cliente para que esses dados virem resultado real na operação”, afirma Fernando Campos, Gerente Geral da Sotreq Florestal.
Algumas tecnologias já estão embarcadas nas máquinas, pronta para ser utilizada em todas as fases da cadeia florestal, outras ainda dependem de aprimoramento e evolução quanto a sua utilização. Conheça algumas dessas soluções através dos nossos especialistas no setor Marcelo Chiabai e Fernando Campos: especialista em soluções e gerente geral da Sotreq, respectivamente:
- Preparo de solo – Tratores de esteira Cat® com piloto automático (ex: Cat D8 FL):
Guiados por GPS, os tratores garantem o alinhamento perfeito nas operações de subsolagem, reduzindo falhas humanas e melhorando o aproveitamento da área plantável.
“Com o piloto automático, o padrão operacional se eleva e os resultados aparecem já na preparação da área”, comenta Marcelo Chiabai
- Plantio – Plantadeiras com georreferenciamento (Ex.: Cat 320FL e Ponsse Buffalo):
As máquinas utilizadas no plantio mecanizado contam com tecnologia GNSS que registra a localização de cada muda. Isso permite criar um histórico de plantio, com rastreamento de cada árvore ao longo do ciclo de produção.
“A rastreabilidade que temos hoje permite ao cliente cruzar dados de solo, clima e manejo com a performance de cada área, ajustando o processo futuros de forma muito mais precisa”, reforça Chiabai.
- Colheita – Sensores de volume e GNSS dos cabeçotes Harvesters (Ex.: Ponsse H7HD Euca):
Durante a colheita, os cabeçotes harvesters medem automaticamente o volume, o diâmetro e o comprimento das toras, além de georreferenciar cada árvore colhida. Esses dados podem ser usados para gerar mapas de produtividade por talhão, permitindo ao cliente diagnosticar o desempenho de cada área colhida.
“Essa precisão na coleta de dados é o que permite ao gestor florestal antecipar correções de manejo, avaliar práticas passadas e planejar ciclos futuros com muito mais segurança”, explica Campos.
- Transporte – Menor impacto ambiental no transporte com Forwarders (Ex.: Ponsse Buffalo King)
Além de transportar a madeira de forma eficiente, os forwarders minimizam a compactação do solo, contribuindo para a preservação da estrutura da floresta e favorecendo os ciclos seguintes.
O uso das tecnologias embarcadas nas máquinas traz benefícios diretos e mensuráveis:
Redução de custos com retrabalho e consumo de insumos;
Aumento da eficiência operacional com padronização de processos;
Diagnóstico rápido de áreas críticas com baixo desempenho;
Melhoria no planejamento das próximas operações, com base em dados concretos.
“Estamos ajudando os clientes a enxergar que a tecnologia já está ali, dentro da máquina. Bastasaber como extrair, interpretar e aplicar esses dados de forma estratégica”, destaca Fernando Campos.
Ao longo dos últimos anos, a Sotreq Florestal vem evoluindo sua atuação para entregar ao mercado muito mais do que apenas equipamentos com tecnologia embarcada. Além das tradicionais soluções Cat® e Ponsse ® a empresa passou a trabalhar com outras marcas estratégicas, ampliando seu portfólio para atender a todas as fases da cadeia florestal — do preparo do solo até o processamento de resíduos.
Esse movimento multimarcas permite que a Sotreq ofereça soluções customizadas para cada tipo de operação, unindo os avanços tecnológicos dos equipamentos Caterpillar a outras ferramentas especializadas, como cabeçotes para colheita da Ponsse, trituradores de vegetação da Denis Cimaf e equipamentos para trituração de madeira da Morbark.
“O nosso foco é entender a real necessidade de cada cliente e montar a solução mais adequada para aquela realidade de campo. Muitas vezes isso envolve combinar diferentes equipamentos e tecnologias para que o resultado seja o melhor possível”, explica Fernando Campos.
Com essa abordagem, a empresa consegue potencializar o uso das tecnologias embarcadas, garantindo que os dados gerados pelas máquinas — independentemente da marca — sejam transformados em decisões mais inteligentes e operacionais, com ganhos concretos de produtividade.
O diferencial da Sotreq Florestal vai além do fornecimento das máquinas e soluções das marcas representadas. O time oferece:
- Treinamentos especializados para operadores e equipes de gestão;
- Suporte técnico para configuração e uso das tecnologias embarcadas;
- Consultoria para análise e interpretação de dados operacionais;
- Integração com sistemas de gestão florestal utilizados pelo cliente.
A Sotreq Florestal acredita que o futuro da produtividade no setor passa pela melhor utilização das tecnologias que já estão disponíveis e que rodam diariamente nas operações de clientes em todo o Brasil.
“O dado está na máquina. Agora é hora de transformar essa informação em resultado de verdade no campo”, conclui Campos.
Se a sua operação florestal ainda não está aproveitando todo o potencial da tecnologia embarcada, esse é o momento de dar o próximo passo. A Sotreq Florestal tem as soluções, os especialistas e o suporte técnico que você precisa para transformar cada hectare em mais produtividade e eficiência.
Fale com um especialista da Sotreq Florestal e descubra como aplicar essas tecnologias no seu dia a dia.