Operadores: as mãos que movem máquinas e constroem histórias

3 min | 23/09/2025 | Matéria

Operadores: as mãos que movem máquinas e constroem histórias

O Desafio Mundial de Operadores da Caterpillar vai muito além da competição. Ele dá palco aos verdadeiros protagonistas da construção, da mineração e do agronegócio: os operadores.

o eles que transformam máquinas em extensão do corpo, erguem obras, movimentam setores inteiros da economia e, ao mesmo tempo, carregam histórias de vida marcadas por resiliência e paixão pela profissão.

Trajetórias de superação

O campeão da regional e finalista nacional, Paulo Henrique Maia, carrega em sua trajetória a força da experiência e da dedicação. Cearense de Tabuleiro do Norte, começou a operar máquinas ainda jovem e, ao longo de quase duas décadas, participou de grandes obras.

Grandes desafios marcaram sua carreira, como o trabalho em Brumadinho após o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, onde, operando uma escavadeira anfíbia, atuou junto ao Corpo de Bombeiros no resgate às vítimas. Hoje, também é instrutor e empresário e dedica-se a formar novos profissionais.

“Sou apaixonado pela Caterpillar desde muito novo. Estar num evento como esse é um divisor de águas não só para mim, mas para a minha família e a minha empresa”, afirmou.

No pódio também estiveram Luan Júnior, que tem uma década de experiência como operador, e o alagoano Adeilton Francisco, que começou operando retroescavadeiras e, ao longo de 15 anos, dominou diferentes equipamentos até se tornar instrutor. Ambos se mostraram emocionados com a vitória, a oportunidade de participar de um evento que exalta as qualidades de operadores e a possibilidade de representar o Brasil na etapa continental.

Adeilton conta que descobriu o desafio pelas redes sociais e decidiu se candidatar. Para ele, o simples fato de estar presente já é uma vitória.

Outro destaque foi Rodrigo Antônio Silva. Operador de máquinas de grande porte, aos 18 anos de profissão, Rodrigo viveu no desafio a emoção de pilotar equipamentos diferentes do que está acostumado no dia a dia. Para ele, que busca sempre crescer na profissão, a experiência foi marcante.

Sua participação contou com o incentivo direto da liderança. Thaís, sua supervisora, foi quem o inscreveu no desafio e destacou o orgulho da equipe:

“O Rodrigo é muito antigo de empresa, cuidadoso, cheio de qualidades. Quando surgiu a oportunidade, não pensei duas vezes em inscrevê-lo. Estar aqui é um reconhecimento enorme para ele e para todos nós que trabalhamos juntos”, relatou.



Famílias que vibram junto

Por trás de cada operador, há uma família que torce e vibra. Durante toda a competição, o apoio é visível em cada abraço e em cada palavra de incentivo. Os olhos que brilham não escondem o orgulho de ver ali representados os sonhos e conquistas de cada competidor.

Patrícia Maia, irmã do campeão da regional sudeste, Paulo Henrique Maia, viajou por mais de 3 mil quilômetros – de Tabuleiro do Norte-CE a Contagem-MG – e resumiu em lágrimas e orgulho o sentimento coletivo:

“Meu irmão ama o que faz. Desde os 19 anos ele está no universo das máquinas e vê-lo hoje entre os melhores do país é algo que vai marcar nossa história para sempre”.


A voz da experiência

Entre os competidores também esteve Alexandre Silveira, o Girafa, com 22 anos de operação. Ele entrou como operador reserva e surpreendeu pela performance:

“Fiz o meu melhor e meu conselho para os colegas é simples: se inscrevam, é uma oportunidade incrível”, reforçou.

A emoção também contagiou quem assistiu. Cirineu, mais conhecido como DJ, com 25 anos de trajetória na Sotreq, destacou a importância da visibilidade que o desafio dá ao operador

“Esse desafio mostra o quanto a nossa profissão faz diferença e dá reconhecimento para quem está no dia a dia da operação”.

Histórias como essas mostram que o troféu vai muito além do pódio: é o reconhecimento social e profissional de quem faz o Brasil avançar. 



Trajetórias que conectam

Esses operadores mostraram que por trás de cada máquina há dedicação, superação e orgulho. E ainda tem mais por vir! Continue acompanhando o Portal Elo para conferir os próximos conteúdos especiais do Desafio Mundial de Operadores.

Conheça a equipe de especialistas que tornou essa etapa inesquecível. Leia a matéria aqui!

Para conferir as emoções desse dia incrível, clique aqui e assista.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios.

anúncio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das nossas últimas matérias