3 min | 24/09/2025 | Matéria
Uma obra de engenharia deve ser precisa. E quando se trata de pavimentação rígida, que não admite retrabalho, a tecnologia se torna uma aliada essencial.
É nesse cenário que a construtora CLC se destaca como pioneira ao adotar o PCS900 da Trimble – solução da SITECH - na primeira Pavimentadora Wirtgen SP94.
A Trimble PCS900 representa uma transformação no canteiro de obras. A tecnologia permite que a máquina atue de forma autônoma, baseada em modelos 3D fiéis ao projeto, o que elimina o uso de cabos, reduz a necessidade de intervenções humanas e maximiza a produtividade.
Douglas Santos, especialista da SITECH, explica que o sistema transforma a pavimentadora em uma verdadeira impressora 3D: “Você diz à máquina o que ela precisa executar e ela imprime em concreto, com precisão milimétrica”, completa Douglas.
A CLC – Construtora Luiz Costa, de Mossoró (RN), foi além da curiosidade e investiu. Após um trabalho de convencimento da equipe da SITECH, que durou quase um ano e contou com visitas técnicas e o exemplo de outras construtoras, hoje a CLC dispõe de duas máquinas operando com a tecnologia – a primeira no Maranhão e a segunda em Brasília.
A parceria com a SITECH envolveu todo o ecossistema da CLC. Assim, as áreas de engenharia, topografia e operação foram treinadas e acompanhadas em campo por técnicos da Trimble. “A SITECH participa desde o ajuste do projeto no software até a operação final da máquina. É uma parceria contínua”, reforça Douglas.
A CLC é hoje uma das maiores construtoras do país, com obras de pavimentação, terraplenagem e infraestrutura em estados como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Pernambuco – chegar a São Paulo é uma meta futura.
A decisão de adotar o PCS900 nasceu da busca por mais agilidade, precisão e resultados visíveis. Após quase um ano de visitas técnicas e alinhamentos com a equipe da SITECH, a CLC apostou na inovação e já colhe os frutos: ganhos de até 30% em produtividade e aumento da qualidade das pistas, com impacto positivo no Índice Internacional de Regularidade (IRI).
A tecnologia também melhorou a produtividade e trouxe redução no consumo de combustível, além de contribuir para a segurança, ao reduzir a presença de profissionais nas zonas críticas de operação. Já a eliminação do uso de cabos trouxe benefícios tanto para a logística interna quanto para a liberdade de atuação da equipe.
“Não há mais retrabalho. Além disso, a rotina ficou mais leve e precisa”, relata Marcos Torres, Engenheiro Civil na CLC.
Naturalmente, a implantação exigiu ajustes. O principal desafio foi adaptar a equipe de campo a uma nova rotina de trabalho. E a confiança na tecnologia cresceu à medida que os operadores e topógrafos dominaram o processo.
Segundo Marcos Torres, essa curva de aprendizado foi fundamental: “Uma vez que a topografia e o operador pegam o jeito, o processo fica fácil”.
O suporte da SITECH foi apontado como essencial para o sucesso da implantação. “Desde as reuniões iniciais, que precederam a implementação da tecnologia, a equipe SITECH se interessava em entender como era nossa forma de trabalhar e orientar sobre como poderíamos adaptá-la em campo. Isso ajudou a trazer entendimento sobre que era preciso para que o projeto desse certo e confiança para os operadores”, afirma Efislhanyo Gondim, projetista da CLC.
E embora, até o momento, a tecnologia esteja sendo empregada na pavimentação, já existe interesse em expandir seu uso da tecnologia para a terraplenagem.
A construtora já utiliza outras soluções Trimble, como o software TBC para projetos e equipamentos de topografia (controladora, robótica e rover), e pretende estender o uso do 3D também à terraplenagem, além de implementar a tecnologia em uma terceira máquina de pavimentação - o que só não foi possível ainda por incompatibilidade da máquina.
Com visão inovadora, a CLC acredita que a aposta em tecnologia é um diferencial competitivo no mercado:
“Estamos à frente de muitas construtoras. Temos a melhor máquina de pavimentação do mundo, a SP94, e o melhor sistema 3D integrado nela”, diz Efislhanyo.
Assim, a parceria entre CLC e SITECH não apenas moderniza a pavimentação no Nordeste e no Brasil, mas ilustra como a inovação pode transformar o setor de infraestrutura e dotá-lo de cada vez mais qualidade, segurança e produtividade.