3 min | 29/10/2025 | Matéria
.png) 
      Em 2005, a Sotreq decidiu transformar em ação social aquilo que sempre esteve em seu DNA: conhecimento técnico, experiência de mercado e o desejo de contribuir com as comunidades ao redor de suas operações. Assim nasceu o Instituto Social Sotreq (iSSO), que completa 20 anos em 2025, com um histórico impressionante de mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas e 400 projetos apoiados em todo o Brasil.
esde o início, o Instituto foi concebido para deixar um legado empresarial que unisse conhecimento e solidariedade e, para ampliar o alcance social, práticas já existentes na Sotreq.

A missão inicial do Instituto era “valorizar o potencial humano e contribuir com a sustentabilidade”. No ano de 2022, para manter-se em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de 2015 e com a agenda ESG, iniciada na Sotreq em 2021, houve uma revisão estratégica e o propósito foi atualizado para “valorizar pessoas fortalecendo comunidades para o desenvolvimento sustentável”.
A evolução refletiu a busca constante por ampliar o impacto social, diversificar as iniciativas e consolidar parcerias estratégicas que potencializam resultados, sempre mantendo como essência o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Se os números impressionam, as histórias de transformação tocam ainda mais. Raquel Marques, 1ª secretária executiva do iSSO, guarda lembranças marcantes. Uma delas foi a formatura dos primeiros bolsistas do curso técnico em manutenção eletromecânica.
“Ver aqueles alunos comemorando a conquista foi muito emocionante. Para muitos, significava um divisor de águas em suas vidas”, lembra.
Outro episódio marcante ocorreu no Pará, durante a turnê de uma peça teatral. “Para muitos da plateia, era a primeira vez que tinham contato com um teatro. O brilho nos olhos e o entusiasmo daquelas pessoas são lembranças que nunca esquecerei”, conta Raquel.

No Rio de Janeiro, com a execução por um parceiro especializado, o Espaço de Aprendizagem iSSO possibilita que as crianças superdotadas do Complexo da Maré tenham um caminho de oportunidades ainda mais amplo. Elas conquistam vagas em escolas de excelência, mostrando como a educação de qualidade transforma realidades.
Além das iniciativas relacionadas à educação e cultura, o voluntariado corporativo também ganhou protagonismo. Em 2024, o iSSO conquistou o 1º lugar no Prêmio Aplaude, com um projeto voltado para inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este reconhecimento mostrou o valor do Programa de Voluntariado e o engajamento dos colaboradores da Sotreq em diferentes regiões do país.
 Ao longo das duas décadas, o Instituto também precisou se reinventar para enfrentar desafios. Um deles foi mensurar o impacto social de suas ações. A ausência de métricas padronizadas era um obstáculo. Foram desenvolvidos metodologias e painéis que hoje conferem mais clareza e precisão na avaliação dos resultados.
Ao longo das duas décadas, o Instituto também precisou se reinventar para enfrentar desafios. Um deles foi mensurar o impacto social de suas ações. A ausência de métricas padronizadas era um obstáculo. Foram desenvolvidos metodologias e painéis que hoje conferem mais clareza e precisão na avaliação dos resultados.
Há algo, entretanto, que não pode ser traduzido em números: as histórias, as emoções e os depoimentos dos beneficiários, que ilustram a essência do impacto gerado em muitas vidas.
Nos próximos anos, o Instituto planeja expandir os Espaços de Aprendizagem iSSO, fortalecer o voluntariado corporativo e estender sua presença a outras cidades. Também está nos planos institucionalizar visitas de executivos e clientes aos projetos, para estabelecer uma conexão direta com os beneficiários.
O Instituto é mais do que uma organização social. É um movimento coletivo, que pulsa com o compromisso de promover educação, inclusão e sustentabilidade.

Raquel concorda: “Cada colaboração, cada parceria e cada vida transformada é parte dessa história. O que construímos em 20 anos é só o começo de um legado que seguirá crescendo.”