3 min | 11/12/2025 | Matéria
A Predic acaba de ampliar seu portfólio de soluções para gestão de ativos com o lançamento de uma linha completa de respiros dessecantes e não dessecantes, projetados para aumentar a confiabilidade dos equipamentos e reduzir riscos operacionais em diferentes segmentos industriais.
tecnologia foi desenvolvida para atender um desafio comum a qualquer operação que utiliza sistemas hidráulicos, redutores ou tanques de armazenamento: o ingresso de partículas e umidade durante o processo de respiração natural dos equipamentos. Essa contaminação é responsável por boa parte dos desgastes e falhas que podem comprometer performance, segurança e disponibilidade dos equipamentos.
“Todo equipamento que trabalha com óleo passa por pequenas variações devido a alteração da temperatura. De dia, o óleo se expande e empurra o ar para fora. Já à noite, o volume diminui e o equipamento ‘puxa’ o ar de volta para dentro. Esse movimento natural conhecido como respiração permite o ingresso de partículas e umidade do ambiente, que são exatamente os contaminantes que queremos evitar”, diz Pedro Luiz, Consultor de Venda Multiproduto da Predic.
A contaminação por partículas e água é um dos principais vilões da lubrificação. Mesmo invisíveis ao olho humano, esses contaminantes podem gerar desgaste progressivo e, a médio prazo, comprometer o funcionamento de componentes críticos.
Os respiros Predic foram desenvolvidos justamente para evitar que isso ocorra, de modo que apenas ar limpo — e, no caso dos modelos dessecantes, também seco — ingresse no reservatório.
A linha disponibilizada pela Predic inclui dois tipos principais:
Retém as partículas sólidas presentes no ar, impedindo sua entrada no sistema. Possuem elemento filtrante de alta eficiência e são indicados para:
Além de reter partículas, esses modelos também retiram a umidade do ar antes que ele ingresse no equipamento, além de reduzirem a umidade já presente no headspace dentro do tanque.
Internamente, utilizam sílica especial, cuja cor muda conforme satura. Isso facilita o monitoramento e permite agir preventivamente.
Alguns modelos contam também com vacuômetro, que sinaliza – através da cor vermelha – quando o elemento filtrante interno atingiu seu limite de funcionamento. A partir desse sinal, a troca deve ser imediata.
Os respiros Predic foram projetados para elevar o nível de proteção dos ativos e otimizar a confiabilidade operacional. Entre seus principais benefícios estão:
Os equipamentos que contêm reservatórios de óleo ou fluidos hidráulicos respiram constantemente e, portanto, estão sujeitos a contaminação. Os respiros Predic foram desenvolvidos para enfrentar exatamente esses desafios, atuando de forma decisiva em dois mercados que são destaque na atuação da Sotreq: o marítimo e a mineração.
Com umidade constante, ambientes marítimos e offshore estão entre os mais agressivos para sistemas de lubrificação. A combinação de salinidade, alta umidade e operações contínuas exige um nível de proteção muito superior.
Nesses cenários, os respiros dessecantes e não dessecantes da Predic são essenciais para impedir que a umidade ingresse no reservatório e acelere processos de corrosão e desgaste. São especialmente indicados para:
A mineração apresenta um cenário crítico de contaminação por poeira fina e partículas sólidas, que facilmente ingressam nos sistemas hidráulicos e redutores.
Por isso, os respiros não dessecantes ganham protagonismo no setor: capturam partículas microscópicas que representam grande risco para bombas, tanques e redutores — aumentando a vida útil dos componentes e reduzindo falhas em campo. Aplicações típicas incluem:
Além dos dois segmentos prioritários, a solução também agrega valor a operações como:
Com expertise em gestão de ativos e um portfólio que inclui análise de fluidos, engenharia de lubrificação, análise preditiva, monitoramento online e blindagem de equipamentos, a Predic reforça seu compromisso em oferecer soluções completas e inovadoras.
Os novos respiros chegam para se somar a esse ecossistema, entregando ao mercado:
Quer saber qual respiro é ideal para sua operação?
Entre em contato com a equipe Predic através do e-mail: contato@predic.com.br